segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sugestão de Leitura - "A Chave de Salomão", de José Rodrigues dos Santos


Nasceu no dia 1 de abril de 1964, em Beira, Moçambique. Hoje, com 50 anos, é um dos maiores jornalistas portugueses da atualidade e professor universitário da Universidade Nova de Lisboa. Mas a sua carreira profissional não ficou por aqui. Hoje, José Rodrigues dos Santos, também é o escritor mais vendido em Portugal tendo já treze romances publicados não só em Portugal como também no estrangeiro.
E é deste autor que nasce esta proposta de leitura - "A Chave de Salomão", o novo romance de José Rodrigues dos Santos que já seguiu o mesmo caminho dos seus outros livros - rumo ao topo da tabela dos livros mais vendidos em Portugal.
 
 
Podem consultar o link  https://www.youtube.com/watch?v=mtpacpKlhcM&list=UU5eUJaKpTOK2Vrz2vR-XIZQ para verem o vídeo de apresentação do romance.
 
O romance começa com a morte de Frank Bellamy, diretor de Tecnologia da CIA, em Genebra, Suíça. Pela forma como este é encontrado, tudo indica que este foi assassinado e a principal prova que nos remete para esta ideia é um pequeno papel que é encontrado entre os dedos do cadáver.
 
 
Tomás Noronha (personagem principal) é um historiador, vive em Lisboa e trabalha na fundação de Gulbenkian. Tomás é o principal suspeito e depois de esta informação ter chegado aos ouvidos dos agentes da CIA, este torna-se alvo de vários agentes, de vários perigos e de várias perseguições que vão trazer graves consequências não só para ele, mas também para a sua aliada - Maria Flor, uma diretora de um lar que se junta na jornada com Tomás, para provar a sua inocência e assim descodificar a misteriosa mensagem de Frank Bellamy, cuja mensagem é muito diferente do que aquilo que se pensa.
De Lisboa a Coimbra, de Coimbra a Washington, DC; Tomás não descansa até conseguir resolver o caso e provar a sua inocência. Ao mesmo tempo que este vai descodificando pistas, este é confrontado com questões que muitas vezes aparecem na nossa mente:

 
Será que a alma existe?
O que acontece quando morremos?
O que é a realidade?
 
"... se quiser sobreviver, terá de deslindar o crime e provar a sua inocência. Ou morrer a tentar."
 
Eu já li o livro e se tivesse de o inserir numa escala de 1 a 5, eu daria 5. O livro é uma autêntica obra-prima. Um livro que junta romance, espionagem, aventura, ação, mistério e suspense. A estes fortes elementos junta-se a ciência. Este livro está repleto de informação genuína e aprovada por cientistas.
Neste livro, desmonta-se a física quântica na tentativa de se explicar o que é a realidade - que é muito diferente daquilo que imaginamos. Explora-se o estranho mundo das bizarrias quânticas assim como as suas implicações filosóficas que atormentaram vários físicos, como por exemplo: na prática, podemos afirmar que a Lua só existe se for observada. Esta ideia é surreal, mas faz-se esta afirmação visto que tudo à nossa volta pode ser onda, quando observado indiretamente (não há colapso da onda) e partícula, quando observado diretamente (há colapso da onda).
Esta informação é chocante e o próprio autor afirma que uma pessoa "só se espanta com a física quântica quando a percebe". Se gostam muito de física, de ler e das aventuras de Tomás Noronha aconselho vivamente a lerem este magnífico livro.
 
Podem também aceder ao site do autor para mais informações em: http://www.joserodriguesdossantos.com/default.HTML
 
Podem também ler uma entrevista do autor sobre este romance em: http://visao.sapo.pt/o-que-nos-acontece-quando-morremos=f800115
 
E também podem ver um breve vídeo sobre a apresentação do livro em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=776988&tm=4&layout=122&visual=61
 
 
V.F.



terça-feira, 25 de novembro de 2014

Da Tua Melhor Amiga (Agora Morta)

Da Tua Melhor Amiga (Agora Morta)
 
Campo Fantasma, 25 de novembro de 2014
            Querida Emma,
            Se estás a ler esta carta é porque provavelmente um agente da polícia bateu à tua porta a reportar um suicídio e entregou-te isto. Isto. Nada de mais. Nada de especial. Apenas umas últimas palavras minhas direcionadas a ti.
            Como tiveste a oportunidade de reparar, no local, escrevi “Campo Fantasma”. Pode parecer loucura, mas quem acreditava e continua a acreditar nas ideias de Einstein irá compreender. Muito provavelmente, a minha alma consegui encontrar um cantinho sossegado para onde se pudesse refugiar. Quanto a mim, eu já não sou nada. Sou aquele vazio que teve origem na nossa última conversa.
            Naquele dia, eu tive a dignidade de te mostrar quem eu verdadeiramente sou. De quem eu verdadeiramente gosto. E tu… Nada. Continuaste com aquele teu olhar semicerrado com que andas sempre, não foi? Ah! Quase me esquecia, acrescentas-te algo. O que é que disseste? Que eu era uma porca e uma anormal, certo?
            Sabes que mais, não me interessa. Podes-me chamar o que mais de feio há no mundo, podes-me humilhar perante o mundo todo e até podes cuspir-me na cara, que eu irei sempre sair de rosto erguido e com um sorriso de orelha a orelha e gritar cada vez mais alto: “Eu amo-te”.
            Podes não gostar de mim. Não me importa. Eu sei como é que o muro de Berlim se aguentou, e é dessa maneira que o meu sentimento por ti se vai manter firme.
            Podes contar a toda a gente o que sou. Não me importa. Ninguém é perfeito. Aprendei a viver com isso!
            Quanto ao ser anormal, concordo contigo. Sou uma verdadeira anormal. Uma verdadeira passada da cabeça. Mas é por isso que te amo. Amo-te por ser uma anormal, amo-te por gostar de pessoas diferentes, mas especiais. E tu és uma pessoa diferente, mas especial. Apesar dessas tuas atitudes ocasionais, tu és uma pessoa com dignidade, que deixa os seus males de lado quando está com os amigos, que os ajuda quando eles precisam. Tu é boa pessoa.
            Quanto ao “porca”, apenas te posso contar a minha situação. Quando cheguei a casa arrebatada, com um longo, mas estreito rasto de lágrimas na cara, enchi a banheira e tomei banho, enquanto chorava. E chorava. E chorava. Talvez tenha ficado devidamente limpa, mas isso já não podes confirmar.
            No fim, tudo estava feito. Uma campainha soou nos meus ouvidos e eu percebi que estava na hora de partir. Afinal, já tinha feito tudo. A corda em forma de círculo esperava-me lá no alto. Subi para um banco e o resto já sabes.
            No fim de leres isto, não quero que te sintas mal. Não foste a culpada da minha morte. Eu apenas não consigo viver sendo uma porca e uma anormal. Apenas quero que percebas que as pessoas tem sentimentos e coragem para fazerem o que fiz. Que as pessoas têm dignidade e vontade de emendar os seus erros só para agradar as outras pessoas, mesmo que estas não mereçam tal tratamento. Que as pessoas são capazes de enfrentar tudo e todos só para dizer uma simples frase: “Eu amo-te”.
            Eu amo-te, Emma,
            Da tua melhor amiga (agora morta),
            Adèle.
 
            PS: E continuarei a gritar cada vez mais alto: “Eu amo-te! Eu amo-te! EU AMO-TE!”
 
Baseado no filme francês "A Vida De Adèle" vencedor da Palma de Ouro do festival de Cannes de 2013.
V .F.


domingo, 23 de novembro de 2014

Época Natalícia

O Natal está a chegar e todos nós começamos a ficar entusiasmados! Podemos negar, mas a realidade é que toda a gente adora o espírito que se sente quando se aproxima esta época. Começam-se a montar os pinheiros de Natal, a dar os reclames dos brinquedos, nos shoppings as crianças já tiram fotos com o Pai Natal, as cidades começam a ficar enfeitadas com mais iluminação, enfim uma série de coisas que nos faz sentir mais felizes. Bem mas a época Natalícia não é só receber presentes, apesar disso ser uma tradição mantida no nosso país, também podemos falar da nossa ceia de Natal que é baseada, como prato principal as batatas cozidas com bacalhau e de seguida as sobremesas que são constituídas por vários doces como as rabanadas, a aletria e os formigos. Até já tenho saudades! Mas em particular, uma das melhores coisas que podemos fazer no Natal é ser solidários, ou seja, á famílias que têm o desejo de partilhar a sua harmonia com os outros e não podem devido a problemas  financeiros, mas quem sabe um dia nós próprios consigamos concretizar esses desejos a várias famílias com as nossas boas ações de honestidade e solidariedade. 
Não tenho muito mais a acrescentar espero que todos tenham um Bom Natal, que sejam felizes, que os vossos sonhos se realizem mas nunca se esqueçam que "O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes". 

Rita Ferreira 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Carta

Querida Vida

   Bem eu acho que nunca tive a oportunidade de te escrever uma carta, e deve ser um pouco frustrante  para ti porque tu és a minha base, eu sem ti não sou nada, apenas nada....
  Um dia destes estive a pensar, e eu que falo por mim, nunca tinha pensado assim claramente que tu um dia te esgotas como a Internet quanto ela é limitada, percebes?  E as pessoas ficam tão irritadas quando ela acaba então imagina quando tu acabares.... O que será de mim....resposta vindo de ti "nada", pois eu percebo que assim seja mas isto é tão esquisito e quando acabar acaba para sempre ? Por favor não dês a resposta, prefiro não saber.
     Ás vezes eu não tenho a noção de quanto tu és magnifica de quantas pessoas dariam tudo por ti mas depois vêm os nossos problemas e depois só queremos acabar contigo.
     Um dia sinceramente gostava de te compreender tu por vezes és a melhor coisa à face da Terra outras vezes nem queres saber de mim, ignoras-me por completo se soubesses quantas vezes é que me apetecia dar-te com uma pedra na cabeça, mas eu não faço isso, e sabes porquê ? Porque eu sei - eu sei que tu não fazes por mal tu apenas fazes as coisas más aparecerem para me dar uma lição por vezes e também porque e não fossem essas coisas como eu aprenderia a viver em ti ? Simplesmente não entraria no teu corpo sã e morreria no desgosto e amargura da tua metáfora. Sentir-me-ia como um grão de areia numa praia a ser perseguido pelos outros da mesma espécie. Mas se isso acontece-se eu sei que tu me salvarias, não me perguntes o porquê. Apenas sei.....

Espero que a folha não esteja demasiado manchada, não fiz desproposito.

      Com muito carinho                                          
                                                                                                               A tua alma

P.S. Adoro-te!

Créditos: Catarina Fernandes
   

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O amor

O amor, o amor…
 
Faz-me divagar, faz-me pensar
Que o amanha não chegará
E que eu não saberei
Para onde vou, quem sou
Quem fui, quem serei…
Como ficarei….
Por vezes, deixo-me levar
Na esperança de não me magoar
De não tropeçar
De não me desiludir
De não me iludir…
Sei que o vou encontrar
E quer nele vou voar
Para  uma terra de encantar
E que nela vou ficar
A amar, amar, amar

Mulher - sexo frágil ou sexo ágil?



O som está a bombar, todos estão a curtir e, do meio da multidão, lá vem ela, a Mulher. Homens: nenhum desvia olhar; o bêbado que estava a desfalecer ergue o olhar só para a ver passar. Com o seu jeitinho de menina Mulher, todos os corações vai conseguindo conquistar.
É a tentação em pessoa, o pecado original,a maçã proibida que ninguém vai conseguir trincar. Ela, Mulher de si não se deixa enganar pelos homens babados que a miram sem parar. 
Andando no seu salto, caminhando pela multidão, vai despedaçando corações. 
Para ela um gin tónico, para eles uma dose de vergonha na cara. 
Não percebem eles - homens banais - que esta não é aquele vinho rasca que estão habituados a beber, Mas sim o melhor champanhe produzido nas vinhas francesas. 
Não percebem eles que esta não é mais a menina inocente com quem eles brincaram? Não percebem eles que é ela agora quem brinca?
Aí Homens parvos que confundem diamante com caco de vidro?...Quando vão eles aprender? 
Provavelmente nunca...

B. A.

D. P. 


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Desportos Radicais

Desportos radicais , a adrenalina, excitação que se sente ao praticar um destes desportos é o melhor da vida do ser humano , são sensações únicas. Não há palavras para descrever, por isso deixo vos aqui alguns vídeos :

https://www.youtube.com/watch?v=urtwG0BjZck
https://www.youtube.com/watch?v=K1kkaMfcfXw
https://www.youtube.com/watch?v=zEPZL336TwY
https://www.youtube.com/watch?v=9C_BrHfcU3I
«O motocross frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é uma modalidade desportiva de moto-velocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenocrosstrial e enduro.Resumindo,este desporto é uma corrida com vários modelos e tipos de motos.»              https://www.youtube.com/watch?v=v9TBtTxLHss


Reggae

«Reggae é um género musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de musica jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady.
O reggae se baseia num estilo rítimico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.»
O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical .
https://www.youtube.com/watch?v=Oo4OnQpwjkc
https://www.youtube.com/watch?v=jGqrvn3q1oo
https://www.youtube.com/watch?v=-JhwxTen6yA
https://www.youtube.com/watch?v=on9TXY8kYyk

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Concerto S.O.J.A

Depois de tanto tempo de espera, aconteceu , dia 17 de Outubro o concerto dos S.O.J.A , no Coliseu, no Porto. Horas antes, a confusão instalou-se devido ao aglomerado de pessoas que esperava para poder entrar no coliseu. Por fim, às 21h05, os italianos, Mellow Mood, subiram ao palco e cantaram as conhecidas “Dance inna babylon” e “Sweet”, e fizeram algumas covers.
Pelas 22 horas, finalmente, o momento mais aguardado. Os S.O.J.A subiram ao palco e o
coliseu estremeceu com tanta euforia. “Tear it Down” deu o pontapé de arranque no último concerto em Portugal. Seguiram-se “I tried”, “I believe”, “You and me”, “True Love”, “I´m not done yet”, que, entre outros temas, foram dos mais cantados e vividos de forma intensa. O público esteve á altura , e sempre animado e com as músicas todas na ponta da língua! O mais caricato e engraçado foi ver o Bobby Lee e o Rafael Rodriguez sempre animados a mover-se de um lado para o outro. 
Foi uma experiencia única, que espero voltar a reviver.


Deixo-vos aqui a musica de abertura:   

 https://www.youtube.com/watch?v=o86mRpSHGuU








Curiosidade : Os Dinossauros que nunca existiram

Os 5 Dinossauros que nunca existiram


Segundo o paleontólogo John R. Horner existem várias espécies de dinossauros que nunca existiram! Na maior parte das vezes o dinossauro encontrado trata-se de indivíduos jovens de certos dinossauros que são confundidos e tratam-nos como novas espécies. John acredita que no mínimo 50 espécies de dinossauros foram induzidos em erro, mas até agora apenas cinco foram comprovados.

John R. Horner

Por mais que parece um erro estúpido isto não é assim tão errado quanto isso pois no dias de hoje é possível ver grandes diferenças entre o estado juvenil e adulto de algumas espécies. É exemplo o caranguejo das Galápagos:

Caranguejo das Galápagos Jovem - Cor Negra
Caranguejo das Galápagos Adulto - Cor Avermelhada
Podemos então dizer que os dinossauros agora enfrentam um outra extinção... O seu desaparecimento dos livros.      

Nanotyrannus

Confundido com um Tyrannosaurus rex juvenil, hipótese reforçada pela descoberta de um esqueleto em 2001, baptizado de Jane, de um T. rex jovem, que veio mostrar que o Nanotyrannus era também um jovem desta mesma espécie. Os juvenis eram bastante diferentes dos adultos, incluindo no número de dentes (através dos fósseis de Gorgosaurus foi possível verificar que entre a juventude e a fase adulta estes dinossauros ficavam com um número mais reduzido de dentes, explicando o facto do Nanotyrannus ter mais dentes que os T. rex), o que aumenta a probabilidade de se confundirem estes animais com outras espécies.

Torossauros(Baixo) / Triceratops(Cima)

Triceratops, com uma armadura muito característica na cabeça e 3 longos chifres. No entanto, o Triceratops pode nunca ter existido, dado que se tratava de um Torosaurus juvenil. Ou pelo contrário, o Torosaurus pode nunca ter existido, já que não era mais do que um Triceratops na sua fase adulta.

 Dracorex(Baixo) / Stygimoloch(Cima)

O Dracorex partilhava praticamente todas as suas características com outro dinossauro seu contemporâneo, o Pachycephalosaurus, excepto a abóbada espessa no topo da sua cabeça. Essa diferença foi vista como uma consequência evolucionaria deste género de dinossauros, no entanto mais recentemente, outra hipótese tem reunido maior consenso: o Dracorex era um Pachycephalosaurus juvenil, portanto ainda não totalmente formado. À semelhança do Dracorex, também é crível que o Stygimoloch fosse um Pachycephalosaurus não totalmente adulto. Concluindo, o Dracorex era uma forma mais juvenil do Stygimoloch e que ambos eram formas mais juvenis do Pachycephalosauros, tendo em conta os diferentes estágios de formação e maturação dos seus crânios. O facto dos 3 dinossauros terem vivido na mesma época e no mesmo local, aumentam a hipótese de se tratarem todos da mesma espécie.

Amor Correspondido

Não sei muito bem como começar
Mas espero que com isto,
O teu coração possa alcançar.
Apareces-te do nada, no meio
De uma história abalada
Mas em tudo te tornas-te
Desde o momento que,
Lá entras-te.
Com uma simples palavra
Um sorriso tu crias-te
E a partir daí, que abra
Uma fase na minha vida que tu começas-te.
Cada dia que passa
Ficamos mais ligados
Por uma corrente de aço
Que nos torna admirados.
Começamos por meras conversas,
E isso passou a ser constante
Como o desejo de te ter
Num dia de sol brilhante.
Já não passava um dia
Sem falar para ti,
Quanto mais uma vida
Em que admiti,
Que o desejo crescia
Há medida que progredia.
O meu coração foi se tornando teu
A minha vida era a tua
O meu amor absorveu
Como o luar desta lua.
Eras, és e serás
E nunca te abandonarei
Como o rapaz que te escolhi
E para sempre te amarei.

                                                                                                                     B.F.

Ilusão ótica

A ilusão ótica consiste na uso e manipulação de imagens que confundem o cérebro humano. Algumas são detetáveis à primeira vista e conseguimos logo identificar, porém existem certas ilusões que conseguem enganar verdadeiramente e só com comparações é que conseguimos identifica-las.


Vejam algumas dessas ilusões:












Se quiserem ver mais, consultem http://www.megacurioso.com.br/ilusao-de-optica/48132-29-ilusoes-de-otica-que-vao-fazer-o-seu-cerebro-bugar.htm

Saramago na TV Globo




Hoje na aula de Português estivemos a ver uma entrevista dada à TV globo por José Saramago. Um texto dos media que nos deu a conhecer o único Nobel Lusófono.


     Decidimos publicar este trailler pois é um dos filmes mais aguardados da atualidade. Este filme será também uma homenagem ao ator Paul Walker. Prevê-se que chegue aos cinemas portugueses a 02 de abril de 2015.

Impossível

"Será possível falar do impossível? É um desafio para qualquer um que ouse tentar. E veja como nos surpreende a cada momento que acontece! Porém se acontece, nem é tão impossível assim, não é mesmo? Um filósofo já disse que nossos sonhos devem ser irreais, pois à medida que os conquistamos, os deixamos de lado e partimos para outro. Verdade. Mas o bom é quando ele acontece quando menos se espera. O nosso querer deveria estar contido no subconsciente, pois tudo que é bom deveria ser exposto na minha singela surpresa. Buscar algo é muito bom, conquistá-lo, melhor ainda; caso ele aconteça quando menos se espera e ainda de forma mais prazerosa… perfeito! Deixo o prazer da busca somente para os filósofos. Quero atingir cada sonho. Uma vida sem meta é uma vida sem propósito. Por mais imprevisível que um indivíduo possa ser, nada mais importante no viver do que colocar sentido à vida. Mas não me deixe ser um homem de um prazer só. Meu prazer é ter prazer de todos prazeres da vida. E não existe o impossível. Não pelo menos sonhos. Se hoje é impossível, é porque você ainda não sonhou com sua realização."

Fonte: https://cronicassimples.wordpress.com/

Acedida a: 04/11/2014
Bárbara Ribeiro

Citação de José Saramago

« Sabemos muito mais do que julgamos, podemos muito mais do que imaginamos»
José Saramago

C.F.
B.C.

1 M!NUT0

Desculpe?
Tem um minuto?
Um minuto para  respirar?
Um minuto para sonhar?
Um minuto para simplesmente viver?
Posso roubar lhe um minuto da sua vida para dizer o quanto gosto de si?! 

Maria Rui

segunda-feira, 3 de novembro de 2014


Hoje vou deixar para que possam ler uma carta que escrevi para um concurso que ocorreu na minha antiga escola, no passado ano letivo. 


Regilde, 3 de novembro de 2014


O  amor não significa somente ter uma relação amorosa com alguém, por isso que  decidi escrever- vos. Foi convosco que aprendi, cresci, sorri, chorei, mudei e foi convosco que me tornei no que sou hoje. Sei que por vezes não me comporto como devia, como tinha obrigação. Sei que por vezes vos desiludo sem intenção. Sei também que em momentos podia ser mais carinhosa com vocês mas nem todos os dias são perfeitos e todos como seres humanos que somos, acordamos uns dias piores outros melhores, todos temos dias não, todos temos dias que não estamos bem e acordamos contra todos sem ninguém ter culpa disso. Depois, também há aqueles dias que acordamos com a energia toda e que não conseguimos para um segundo sequer. Passamos por muito juntos e por muito que pensem que eu era muito nova ou não estava a perceber o que se passava estão enganados. Pensem no Lucas, na nossa  « pestinha», quantas vezes não falamos por entre os dentes para que ele  não se aperceba e ele tem sempre resposta para nós? Quantas vezes nos rimos escondidos das suas asneiras e ele sorri se e com a sua voz de criança pergunta se nos estamos a rir? Pois. Para além de sermos todos diferentes, somos todos iguais, principalmente as crianças. As crianças não mentem e são muuuuito espertas. Foi convosco que ultrapassei todas as barreiras que se atravessaram ao longo da minha vida (que mesmo não sendo muito longa, já foram algumas). Tento sempre surpreender vos pela positiva e mesmo quando as coisas não correm muito bem são vocês, são vocês que estão lá, são vocês que me apoiam e que com o jeito de pais que são, arranjam sempre maneira de eu sorrir e continuar lutando para não desistir do meus objectivos. Sei que por vezes não têm o tempo que queriam para estar connosco mas compreendo porque a vida não é fácil e o dia só tem 24 horas, infelizmente. Contigo pai, durante a semana devo esta p´ra ai uma hora se tanto, pois com os estudos o tempo que me sobra é a hora do Jantar. Mas sei que sabes que tudo o que faço é para garantir o meu futuro. Mãe sei que por vezes temos as nossas picardias mas é por gostarmos muito uma da outra que isso acontece. As tuas palavras doces, quando preciso e severas quando me porto menos bem são o conforto de qualquer filha. A forma como vocês se preocupam comigo e com o Martim é única e eu nunca me vou esquecer do que vocês já fizeram por nos.

Acreditem eu tento sempre honrar vos e fazer o melhor mas por vezes não consigo. É como tudo na vida, uns dias sim outros nem por isso.
Espero que gostem e nunca se esqueçam que eu nunca me vou esquecer de vocês e que o meu principal objetivo de vida é deixar vos orgulhosos.

 Adoro vos

P.S: não escrevi directamente para o Martim porque ele ainda não sabe ler, não é. Mas um dia espero sinceramente que ele possa vir a escrever também para vocês e que a leia  também.



Autora: BC

sábado, 1 de novembro de 2014

Sugestão de Leitura do Mês


Boa Tarde a todos!

Hoje venho-vos falar sobre uma saga que li durante as férias e que gostei muito!
"Anjo Caído" assim se intitula, da autoria de Lauren Kate.



 
 
A saga tem 4 livros principais:
- "Anjo Caído";
- "Tormento";
- "Paixão";
- e "Êxtase".
E conta a história de Lucinda Price, uma adolescente de 17 anos, que se apaixona por Daniel Grigori, um anjo caído, quando se muda para o internato "Sword and Cross", em Savannah.
Existe qualquer coisa de dolorosamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso e distante, prende a atenção de Luce Price logo no seu primeiro dia de aulas. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam o seu passado: o incêndio misterioso, que provocou a morte do seu namorado, e que lhe trouxera àquele internato.
Daniel não quer ter nada a ver com Luce e faz o possível para tornar isso muito claro. Mas ela não consegue desistir. Irremediavelmente atraída por ele, ela quer descobrir o segredo que Daniel tenta tão desesperadamente esconder... mesmo que isso a mate.


 
 
"Apaixonados" é um livro à parte dos outros livros, que se foca mais nas personagens secundárias.
 
 

Aqui podem ver o trailer do primeiro livro:

 

 

Bom, aqui fica a sugestão. Espero que gostem. Boa leitura!
 
"Alguns anjos estão destinados a cair..."
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Viver

Viver

Todos temos problemas
Difíceis de resolver,
Aparecem com dilemas
Difíceis de se escolher.

Viver feliz não é um dom,
É um caminho a criar,
Com os utensílios que nos dão,
Para o podermos projetar.

Ferramentas desejadas,
Que nos são oferecidas,
Por pessoas amadas,
Nossas conhecidas.

Desbravar o grande campo
Não será boa tarefa.
Da força é preciso um tanto,
Para aquilo que me espera.

Mas no fim há recompensa
Por tudo aquilo que fiz,
Será o que o meu "eu" pensa,
SER FELIZ e SER FELIZ


V.F

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Preparando o teste...

Ficha informativa sobre textos dos media: a crónica literária e a crónica de imprensa. Para além da definição destes dois tipos de crónica, é ainda apresentado um texto exemplificativo para cada um deles, seguido da respetiva análise textual. Bom estudo! 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FC Vizela e CCD Santa Eulália seguem em frente na Taça de Portugal

  No passado domingo, dia 19 de outubro, realizou-se a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.
  O FC Vizela deslocou-se a Pina Manique onde defrontou o Casa Pia. Foi uma primeira parte muito equilibrada com oportunidades de golo para ambas as partes. Ao intervalo o marcador continuava sem sofrer alterações. A segunda parte trouxe um maior domínio do FC Vizela que acabaria mesmo por chegar ao golo. Quando já se festejava a passagem à 4ª eliminatória eis que a equipa da casa empata o jogo. Só no prolongamento é que foi encontrado o vencedor após a igualdade a um golo, que se verificava no final do tempo regulamentar. O resultado final de 1-4 viria a favorecer os vizelenses que, assim sendo estarão presentes na 4ª eliminatória da Taça. 
 
O CCD Santa Eulália também jogou fora de portas, deslocando-se a Soure, onde viria a defrontar o Sourense. Foi uma primeira parte bastante equilibrada e ao intervalo o nulo era um resultado justo em relação ao desempenho de ambas as equipas. No segundo tempo o equilíbrio permanecia até ao momento em que a equipa da casa se viu reduzida a 10 unidades. Já em tempo de descontos, quando já se pensava no prolongamento, o CCD marca. Com o resultado final de 1 bola a zero o eulalenses passaram à próxima fase da competição e voltaram a fazer história.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

“O meu tipo de pessoa preferido é aquela que tem uma gargalhada barulhenta e que dá gosto ouvir. É aquela que espirra engraçado, aquela que chora a cantar e grita quando se assusta.
Aquele tipo de pessoa que saí de casa de pijama e acorda feliz. Aquele que tropeça e finge que esta a correr. Gosto de gente educada, que diz “obrigada” e “com licença”, daquelas pessoas que são escandalosamente tímidas, perdoando-se-me a antítese.
Gente sincera, que sabe como e quando falar, gente que comunica com os olhos. Gosto de pessoas felizes, que tal como eu, andam descabelados, de maquilhagem borrada e de sorriso maior que a cara.
Gosto de pessoas que se destacam de entre a multidão com um “amo-te” verdadeiro. Pessoas que mexem no cabelo de desconhecidos e que falam sozinhas, que dá tombos sem razão e que sabem todas as anedotas secas existentes na Terra sempre foram as minhas preferidas.
Gosto de gente que sabe aproveitar a vida, que não sofre de nenhum distúrbio e que não anda sempre super stressada. Gosto daquelas pessoas que falam com animais e lhes pedem conselhos que vão contra as coisas e ainda praguejam.
Aquelas pessoas que realmente se importam e me fazem sorrir sempre foram uma das minhas paixões maiores.
Gosto de gente que é feliz, de gente que gosta de gente.”


D.P.

"O Primeiro Beijo"











 Hoje na aula de Português falámos sobre " O Primeiro Beijo" e, por isso, deixo-vos aqui músicas sobre " o beijo" e histórias de amor.
 Digam qual gostam mais!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Carta de amor

                                                                                     Lisboa, 15 de dezembro de 1855
  Meu amor,
   Há já muito tempo que te queria escrever mas as circunstâncias não o permitiram. A minha vida tornou-se muito agreste desde que deixei a província. Não consigo segurar um emprego durante muito tempo, a minha casa não tem as mínimas condições e o meu ordenado mal chega para  eu me sustentar.
   Mas, no meio de todas estas tormentas, o meu suporte és tu. É a tua lembrança que mantém viva em mim  a vontade de  lutar para ser melhor e para tentar sair desta miséria.
   Posso não te ver, mas sinto a chama do teu amor no meu coração, que me aquece nas noites gélidas e me guia no meio da escuridão.
   Quando me apetece desistir, imagino a tua voz a pedir-me que não o faça e logo recuo.
   Sou apologista da ideia de que a saudade alimenta o amor, mas sei que custa muito estar logo da pessoa que se ama para alimentá-lo.
   Sinto falta do teu sorriso, da tua voz, de beijar os teus lábios , de me perder nessas tuas  curvas.
   Sei que fui inconsciente em vir para Lisboa sem ter emprego nem morada fixa e, por isso, peço desculpa por te ter abandonado devido à minha inconsciência e impulsividade.
   Mas, aqui e agora, prometo-te que ,o mais tardar possível, irei ter contigo, meu amor, para recuperarmos o tempo perdido e, juntos, construirmos a nossa vida, tendo como base a confiança mútua, a fidelidade e , acima de tudo, a amor que nos une.
   Beijos apaixonados do sempre teu
                                                                                                                   Henrique Vaz 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O nosso lema


Para ser grande, sê inteiro: nada 

          Teu exagera ou exclui. 

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és 

          No mínimo que fazes. 

Assim em cada lago a lua toda 

          Brilha, porque alta vive.



Ricardo Reis, in "Odes" 

Heterónimo de Fernando Pessoa