terça-feira, 4 de novembro de 2014

Curiosidade : Os Dinossauros que nunca existiram

Os 5 Dinossauros que nunca existiram


Segundo o paleontólogo John R. Horner existem várias espécies de dinossauros que nunca existiram! Na maior parte das vezes o dinossauro encontrado trata-se de indivíduos jovens de certos dinossauros que são confundidos e tratam-nos como novas espécies. John acredita que no mínimo 50 espécies de dinossauros foram induzidos em erro, mas até agora apenas cinco foram comprovados.

John R. Horner

Por mais que parece um erro estúpido isto não é assim tão errado quanto isso pois no dias de hoje é possível ver grandes diferenças entre o estado juvenil e adulto de algumas espécies. É exemplo o caranguejo das Galápagos:

Caranguejo das Galápagos Jovem - Cor Negra
Caranguejo das Galápagos Adulto - Cor Avermelhada
Podemos então dizer que os dinossauros agora enfrentam um outra extinção... O seu desaparecimento dos livros.      

Nanotyrannus

Confundido com um Tyrannosaurus rex juvenil, hipótese reforçada pela descoberta de um esqueleto em 2001, baptizado de Jane, de um T. rex jovem, que veio mostrar que o Nanotyrannus era também um jovem desta mesma espécie. Os juvenis eram bastante diferentes dos adultos, incluindo no número de dentes (através dos fósseis de Gorgosaurus foi possível verificar que entre a juventude e a fase adulta estes dinossauros ficavam com um número mais reduzido de dentes, explicando o facto do Nanotyrannus ter mais dentes que os T. rex), o que aumenta a probabilidade de se confundirem estes animais com outras espécies.

Torossauros(Baixo) / Triceratops(Cima)

Triceratops, com uma armadura muito característica na cabeça e 3 longos chifres. No entanto, o Triceratops pode nunca ter existido, dado que se tratava de um Torosaurus juvenil. Ou pelo contrário, o Torosaurus pode nunca ter existido, já que não era mais do que um Triceratops na sua fase adulta.

 Dracorex(Baixo) / Stygimoloch(Cima)

O Dracorex partilhava praticamente todas as suas características com outro dinossauro seu contemporâneo, o Pachycephalosaurus, excepto a abóbada espessa no topo da sua cabeça. Essa diferença foi vista como uma consequência evolucionaria deste género de dinossauros, no entanto mais recentemente, outra hipótese tem reunido maior consenso: o Dracorex era um Pachycephalosaurus juvenil, portanto ainda não totalmente formado. À semelhança do Dracorex, também é crível que o Stygimoloch fosse um Pachycephalosaurus não totalmente adulto. Concluindo, o Dracorex era uma forma mais juvenil do Stygimoloch e que ambos eram formas mais juvenis do Pachycephalosauros, tendo em conta os diferentes estágios de formação e maturação dos seus crânios. O facto dos 3 dinossauros terem vivido na mesma época e no mesmo local, aumentam a hipótese de se tratarem todos da mesma espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário